Uma família chamada Bom Prato Sorocaba
- Especiarias Revista
- 10 de nov. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 14 de nov. de 2021
O restaurante que se tornou parte da rotina de moradores da região
“Estou no Bom Prato desde o dia 15 de agosto de 2006. O Bom Prato Sorocaba existe desde 22 de fevereiro de 2006, então faço parte dessa trajetória desde o primeiro ano”. Essa é a história de José Luiz Ferraz, ou somente Zé Luiz, gerente da unidade de Sorocaba do Programa Bom Prato. Zé Luiz é daquele tipo de pessoa que está há tanto tempo em um lugar, que se tornou conhecido e respeitado por todos que frequentam o espaço, tanto funcionários quanto clientes.
Zé Luiz presenciou praticamente toda a história do restaurante, e ninguém melhor do que ele para contar como foi o início do programa na cidade: “O Bom Prato veio pra Sorocaba com o objetivo de atender as pessoas do Hospital Regional Dr. Lineu Matos Silveira, então vinha bastante gente de outras cidades para almoçar. Agora, além das pessoas do hospital, têm pessoas em situação de rua, pessoas que trabalham aqui perto, estudantes, médicos, advogados".
"...Antes se falava que era restaurante para pobre, mas nunca existiu essa divisão de classes”.

Entrada da fila preferencial do Bom Prato
Foto: Daniel Ribeiro
O Bom Prato serve o café da manhã a R$ 0,50 e o almoço a um real. O restaurante oferece um limite de 1.600 refeições diárias, das 10h30 às 14h, de segunda a sexta-feira, sendo trezentos cafés da manhã, composto por um pão com margarina, requeijão ou frios, café com leite, achocolatado ou iogurte e uma fruta; e 1.300 almoços com arroz, feijão, salada, legumes, farinha de mandioca, uma proteína, pãozinho, suco e sobremesa.
O cardápio não se repete ao longo da semana e a visão para a cozinha é aberta para que todos vejam a higiene que é tomada na produção dos alimentos.
Diferente da maioria dos estabelecimentos, ao invés de funcionar com horário reduzido ou fechar durante o auge da pandemia, o Bom Prato Sorocaba ampliou seu atendimento, que passou a servir jantar e a operar nos fins de semana. Para respeitar o distanciamento social, outra medida adotada foi a entrega de marmita, que apesar de provisória, ainda está em andamento.
O Bom Prato como projeto social
Por ser um projeto que não visa lucro, e sim o atendimento à população, todo restaurante Bom Prato é associado a uma entidade social. Elda Marise dos Santos foi nutricionista do Bom Prato por seis anos, de 2014 a 2020, e atualmente é presidente do Centro Social São Camilo, entidade mantenedora da unidade de Sorocaba. "Toda a verba vem para o São Camilo e nós fazemos o repasse para a empresa que presta serviços para o Bom Prato. Se eles precisam de alguma coisa, entram em contato com a gente e nós tomamos as providências”.
Apesar de seu mandato como presidente ter começado em 2021, os anos como nutricionista proporcionaram bons relacionamentos. “Uma coisa muito interessante que sempre acontecia: tinham pessoas, os nossos idosos, por exemplo, que eram figurinhas carimbadas de todo dia estarem com a gente.
Nós até tínhamos o telefone deles, porque se acontecesse de alguém ficar dois dias seguidos sem vir, a gente ligava ou às vezes eles mandavam os filhos avisarem o motivo de não estarem vindo. Éramos todos amigos, muitos deles não tinham companhia e chamavam a gente para sentar à mesa e conversar. Essas amizades sempre me marcaram muito e até hoje tenho o telefone de alguns deles e a gente se fala”.

Uma longa fila se forma até o restaurante abrir
Foto: Daniel Ribeiro
A tradicional feijoada
Talvez a maior tradição do Bom Prato em Sorocaba seja a feijoada de quarta-feira (única opção fixa na semana). A comida que faz a fila muitas vezes dobrar a esquina é composta por feijão preto, uma carne bovina, carne suína, orelha, pé, rabo, calabresa e linguiça fresca. Na época em que o restaurante estava atendendo sete dias na semana, a pedido dos clientes a feijoada foi colocada também aos sábados. Quando um feriado cai na quarta-feira e o Bom Prato não abre, a feijoada é servida na quinta. Nesses dias, a meta de 1.300 almoços é atingida bem mais rápido que de costume, mesmo no calor.
Deputados estudam abrir novas unidades na região
Recentemente, o deputado estadual Danilo Balas (PSL) encaminhou um ofício para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), solicitando a implantação de uma segunda unidade do Bom Prato em Sorocaba, que seria localizada na Zona Norte da cidade. "A instalação de um Restaurante Bom Prato na Zona Norte do município de Sorocaba é de suma importância pela localização e necessidade, tendo em vista ser a região mais populosa e mais carente da cidade”, diz o deputado.
Em recente entrevista para a TV Votorantim, o também deputado estadual, Márcio da Farmácia (PODEMOS), após visitar a cidade de Votorantim e conversar com a prefeita e vereadores, informou estar levando um estudo para o Governo do Estado para que possa ser instalada uma unidade no município. “É importante para que a população tenha qualidade de alimentação por um preço baixo”.
Criado no ano de 2000 pelo Governo de São Paulo, além do restaurante em Sorocaba, o Programa Bom Prato possui outras 58 unidades espalhadas pelo estado, que oferecem diariamente mais de 93 mil merendas e já serviram mais de 224 milhões de refeições.

Escrito por João Pedro Araújo
Cristão, apaixonado por esportes, animes e uma boa comida. Acredita que o bom jornalismo ouve todos os lados de uma história, sem pré julgamentos ou tendência a favorecer algum envolvido.



Comentários