top of page

Tim tim: a produção de drinks que embalam as noites de agito do Brasil

  • Foto do escritor: Especiarias Revista
    Especiarias Revista
  • 10 de nov. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 13 de nov. de 2021

O que acontece antes de uma noite de comemorações e brindes nos bares de Sorocaba, e conversas com pessoas que tornam essas noites possíveis

ree

Drink de gin com limão produzido pelo bar New York 41

Foto: Thayna Vaz


A produção de drinks variados e únicos é algo muito comum nas noites brasileiras, em nossos bares e restaurantes que sempre buscam oferecer apenas as melhores bebidas para todos os seus clientes. Para isso, muitas coisas são levadas em questão: a escolha de ingredientes, do álcool utilizado, e, claro, da pessoa que produz o drink.


Os bares brasileiros também sempre buscam realizar novas mudanças no cardápio de drinks e receitas alcoólicas novas, como diz João Vitor Braguin Alves, responsável pela comunicação do bar New York 41, muito famoso em Sorocaba por seus drinks servidos em copos em formato de banheira e lâmpadas: “Trabalhamos usando a tendência do mercado, sendo feita uma mudança do cardápio de drinks anualmente, com a saída de alguns drinks e entrada de novos drinks.”, diz, sobre o processo criativo de novos drinks.


O bartender Wilson Oliveira Pereira, que trabalha como chefe de bar no Black Pearl Pub Bar, conta que ele mesmo já fora responsável por alguns drinks autorais: “Uma vez desenvolvi uma variação do drink Moscow Mule, onde usei whisky, limão taiti, xarope de goiaba, sementes de romã e grapefruit (toranja). Chamei de Maldivas Mule.”


ree

Maldivas Mule, drink autoral de Wilson

Foto: Wilson Oliveira


A escolha dos ingredientes também é de extrema importância para o bar New York 41, pois a combinação de todos deve resultar em uma bebida refrescante, porém nada impede que os próprios clientes façam pedidos especiais: “Já tivemos até pedidos personalizados que entraram em nosso cardápio porque a receita ficou muito boa.”


Porém, assim como tudo na vida, nem sempre servir nas noites é algo fácil, como pode demonstrar Júnior Corrêa, bartender da cidade de São Paulo, que diz que as noites de drinks são corridas: "É muito intenso e bem corrido, porém eu me divirto muito e gosto de ensinar outras pessoas sobre minha profissão”, diz o bartender. O jovem também possui um canal no YouTube onde mostra como é a vida de um bartender e a produção de drinks clássicos.

ree

Júnior Corrêa na produção de um drink

Foto: Júnior Corrêa


O bartender Wilson Oliveira diz que as noites são corridas e calorosas, e que chega a produzir 200 drinks por noite. Além disso, o mesmo conta que, a cada noite, acontece uma nova experiência inigualável.


ree

Wilson diz que que a produção de drinks acontece a todo vapor

Foto: Wilson Pereira


João Vitor também relata que as noites são intensas e muitas vezes chegam a produzir 70 drinks por noite, e que, apesar de cansativo, são noites maravilhosas: “É muito gratificante ver as pessoas felizes e satisfeitas com o que oferecemos, porque sempre estamos pensando em como podemos melhorar a qualidade de nossos produtos, e quando vemos que essas melhorias deram um resultado positivo, fica o sentimento de gratidão e alegria”


Para aqueles que gostariam de tentar a sorte no ramo de produção de drinks, Júnior alerta: “É necessário muita resiliência, pois esse é um trabalho que exige muita atenção e dedicação, porém, ao mesmo tempo é muito satisfatório e te dá a chance de conhecer muitas pessoas interessantes”.


Para Wilson Oliveira, a dica é estudar sempre, pois o ramo de mixologia (processo de criação de coquetéis usando o equipamento e as técnicas da gastronomia molecular) está sempre se reinventando: “De nada vale a prática sem o conteúdo. Então estude sempre, se especialize sempre, seja curioso, e aprenda tudo o que puder”.


ree

Drink de limão siciliano com cachaça produzido por Junior Correa, que concorreu ao prêmio Impera na categoria Drink do ano de 2019.

Foto: Júnior Corrêa



ree

Escrito por Thayna Vaz

Estudante e estagiária. Adora ler tudo o que vê pela frente, um dos seus dons é dizer nomes de perfume apenas pelas fragrâncias. Acredita veementemente na magia das palavras.





Comentários


Projeto desenvolvido pelos alunos do 6° semestre de jornalismo, matriculados na disciplina de "Projeto Interdisciplinar: Revista Digital" da Universidade de Sorocaba. 

@Revistaespeciarias - 2021
Sorocaba/SP

bottom of page