top of page

Restaurantes dentro das empresas: saúde e relacionamento

Atualizado: 17 de nov. de 2021

Cardápio variado estimula boa alimentação

A alimentação é fundamental para a saúde de todos. Escolher os pratos essenciais nem sempre é uma tarefa simples, já que cada alimento carrega uma missão importante para o corpo e a mente. Pensando nisso, algumas empresas que fornecem alimentação no local, oferecem aos colaboradores pratos sazonais que ajudam a repor as energias de quem trabalha fora de casa todos os dias.


Viviane Aparecida de Souza, 29, é técnica em nutrição há dois anos, mas já trabalha na área alimentícia há quatro. Vivi como é chamada por todos, conta como são escolhidos os pratos das empresas, e revela que é feito um mapeamento sobre a aceitação dos alimentos, e desta forma consegue montar um cardápio flexível sempre sujeito a mudanças.


Viviane Aparecida de Souza, técnica em nutrição

Foto: Ana Catarina Veloso


Alimentos sazonais

A jovem nutricionista explica que os pratos geralmente são escolhidos conforme a época do ano, onde os alimentos mudam de preço, sendo assim, a cada estação o cardápio vai se modificando. No inverno, por exemplo, são acrescentados ao menu opções de sopas e caldos. Os pratos quentes fazem sucesso e são sempre bem aceitos pelos clientes. No verão as variedades de saladas apresentadas, recheiam os pratos com alimentos leves e refrescantes.


A primavera chegou e as saladas coloridas também

Foto: Ana Catarina Veloso


Restaurante corporativo

Heitor Henrique, 20, é assessor de vendas e operador de máquinas, o jovem explica que os pratos servidos ajudam na reposição da energia, já que seu trabalho é braçal e que há muitas vantagens em ter um restaurante corporativo à disposição dos colaboradores. Uma dessas vantagens é o cardápio balanceado e variado que estimula a boa alimentação, já que, algumas opções de alimentos como, peixes, omeletes recheadas, bifes, filés de frango entre outros, suprem nutrientes e vitaminas que normalmente em casa Heitor não se preocupa em comer. Viviane revela que o restaurante dentro da empresa "gera aumento da satisfação do público interno", e que "é papel do restaurante oferecer uma dieta balanceada de acordo com a necessidade dos funcionários", esclarece.


Horário de almoço dos colaboradores

Foto: Ana Catarina Veloso


Relacionamento

Viviane conta que ter o restaurante corporativo ajuda no rendimento no trabalho dos funcionários, “já que eles ficam mais bem nutridos e dispostos. Também elimina o tempo de deslocamento e não precisam sair do local de trabalho para se alimentar”. Para Heitor, o horário de almoço significa repor as energias, momento de descanso e relacionamento entre os colegas. Alguns colaboradores se reúnem para jogar e tiram o tempo para fazer a digestão corretamente.


Sobremesas

Ainda com as mudanças de estações é possível oferecer sobremesas mais elaboradas com as frutas. "Os alimentos sazonais são mais baratos, então nos meses de agosto e setembro começa a época de mexerica e conseguimos servir com mais frequência, assim como temos a época da banana e do morango. Também fazendo espetinhos de frutas que todo mundo gosta", diz Vivi.


A unidade em que Heitor trabalha, além de apresentar uma opção de fruta como sobremesa ainda conta com um docinho. Sendo assim, no verão as frutas cítricas e refrescantes roubam a cena. E no inverno são mais oferecidos doces caseiros, como por exemplo, o arroz doce, a canjica, doces de abóbora e muitos outros, conclui Heitor.


 


Escrito por Ana Catarina Veloso

Estudante de jornalismo e web repórter nas revistas Cães&Gatos e FeedFood. Apaixonada por comunicação, boas histórias e um bom vinho.











0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page