Receitas especiais e curiosas
- Especiarias Revista
- 15 de nov. de 2021
- 7 min de leitura
Atualizado: 16 de nov. de 2021
Na coluna desta edição, trouxemos algumas receitas que possuem uma história especial por trás de sua criação e são deliciosas! Confira abaixo:
Pavê de Ação de Graças da Rachel:
Na sexta temporada da série americana Friends, a personagem Rachel quer fazer um doce para celebrar o dia de Ação de Graças com seus amigos, porém se confunde e acaba colando a página da receita do pavê com uma receita de bolo de carne, resultando em um doce desastroso.

INGREDIENTES
Pão de ló
Geleia (de qualquer sabor)
Creme branco
Framboesa
Bolo de chocolate em farelos
Confeitos verdes
Banana
PARA O CREME BRANCO
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
Leite (medida do creme de leite)
1 colher de sopa de amido de milho
1 gema
1 colher de essência de baunilha (opcional)
MODO DE PREPARO
1. Misture os ingredientes do creme branco até formar uma massa homogênea e reserve. Em uma travessa, coloque o pão de ló como base e espalhe a geleia em cima.
2. Cubra com o creme branco e, em cima, coloque as framboesas picadas e coloque por cima mais pão de ló.
3. Coloque o bolo de chocolate juntamente com os confeitos por cima. Para a cobertura, utilize o creme branco e coloque rodelas de banana para enfeitar. Espere esfriar e sirva.
Macarrão à Putanesca:
Uma receita criada pelas mulheres de programa italianas do passado, que precisavam ingerir um alimento substancioso e rápido para suportar as noites de trabalho árduo, quando o único tempo que tinham para se alimentar era entre os clientes fervorosos.

INGREDIENTES
1 xícara (chá) de fusilli (ou outra massa curta de grano duro)
¾ xícara (chá) de água
Meia colher (sopa) de azeite
Meia cebola
1 dente de alho
4 filés de anchova
1 lata de tomates pelados em cubos
2 ramos de manjericão
5 azeitonas pretas sem caroço
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta calabresa seca
queijo parmesão ralado, para servir
MODO DE PREPARO
1. Faça o pré-preparo: descasque e pique fino a cebola e o alho; lave e seque as folhas de manjericão; corte as azeitonas em quatro pedaços.
2. Leve uma panela pequena ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte a cebola e o sal e refogue por 3 minutos, até dourar. Adicione os filés de anchova e o alho e cozinhe por mais 1 minuto, sem parar de mexer.
3. Adicione o tomate pelado (com o líquido) e a água. Misture, raspando todo o queimadinho que se formou na panela. Junte o macarrão, as azeitonas e metade das folhas de manjericão. Tempere com a pimenta calabresa. Misture e, quando ferver, deixe cozinhar por 5 minutos.
4. Após os 5 minutos, tampe a panela e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Transfira para um prato e decore com as folhas de manjericão restantes. Sirva a seguir com o queijo parmesão ralado.
Nachos Mexicanos:
A criação deste prato típico da cultura mexicana e que é apreciado no mundo inteiro é um tanto peculiar. Segundo a história, os nachos foram criados por Ignacio Anaya, em 1943, que trabalhava em um restaurante onde o fluxo de esposas de soldados texanos era grande. Um dia, essas esposas resolveram parar neste restaurante e o chef da cozinha não era encontrado em lugar algum, foi então que, no meio do desespero, Anaya resolveu servir as mulheres com tortilhas de milho crocantes cobertas com molho de queijo e a tradicional pimenta Jalapeño. Ele batizou esse prato de “Nachos Especiales”, e logo a receita ganhou o mundo.

INGREDIENTES
1 kg de carne moída
5 colheres de sopa de óleo
1 cebola grande ralada
5 dentes de alho amassados
2 pacotes de Doritos (grande)
200 g de queijo cheddar (aquele de bisnaga)
1 colher e 1/2 de sopa bem cheias de pimenta jalapeño
3 colheres de sopa de molho inglês
Sal e temperos como ervas finas, manjerona e outros, a gosto
PARA O SOUR CREAM
1 caixinha de creme de leite (o de caixinha é menos consistente, por isso é melhor)
1 pote de cream cheese
2 colheres de sopa de vinagre branco
Suco de 1/2 limão
MODO DE PREPARO
1. Para o preparo do sour cream, bata no liquidificar o creme de leite, o cream cheese, o vinagre e o limão.
2. Reserve.
3. Coloque numa panela o óleo a cebola e o alho e doure, em seguida acrescente a carne moída e frite bem.
4. Então coloque os temperos do seu gosto, o sal, o molho inglês e a pimenta jalapeño.
5. Depois de preparada a carne, forre uma travessa com o doritos, coloque a carne por cima, depois o sour cream e por último o queijo cheddar.
6. Coloque no forno por cerca de 15 minutos numa temperatura de cerca de 180º graus.
7. Está pronto! É uma comida apimentada, deliciosa! Não esqueça, o segredo da receita é a pimenta jalapeño, que é uma iguaria mexicana.
Gnocchi da fortuna:
Segundo a lenda, durante o século IV, em um dia 29, São Pantaleão vagava faminto por um pequeno vilarejo italiano, em busca de abrigo e um prato quente de comida. Disfarçado de andarilho, ele bateu à porta de uma das casas do vilarejo, pedindo comida.
A família, apesar de desconfiada e muito pobre, permitiu que o estranho entrasse e comesse. A refeição que fora preparada rendeu exatamente sete unidades de gnocchi para cada pessoa presente à mesa. Após a janta, Pantaleão deixou um presente aos anfitriões: debaixo de cada prato, eles encontraram várias moedas de ouro deixadas pelo santo.
A história do gnocchi da fortuna rodou o mundo e até hoje, muitas pessoas comem gnocchi com dinheiro debaixo de seus pratos todo dia 29 de cada mês, para atrair fortuna e boa sorte.

INGREDIENTES
6 batatas médias
1 xícara de farinha de trigo
sal a gosto
PARA O MOLHO
1 lata de molho de tomate
1/2 cebola
1 colher (sopa) de azeite
2 tabletes de caldo de carne
1/2 kg de carne moída
1 pacote de queijo ralado
MODO DE PREPARO
1. Cozinhe as batatas, em água, até que estejam macias. Descasque-as e passe pelo espremedor ainda quentes. Vá adicionando a farinha aos poucos e o sal, amasse bem.
2. Coloque a massa sobre uma mesa enfarinhada e faça rolinhos. Corte cada rolinho em pedaços de mais ou menos 2 cm.
3. Leve ao fogo, em uma panela com bastante água temperada com sal. Quando a água levantar fervura, vá colocando os nhoques, até eles começarem a subir.
4. Coloque água fria em uma bacia com um escorredor dentro, retire os nhoques já cozidos e coloque-os no escorredor para dar choque térmico. Repita o processo até toda massa estar cozida.
5. Escorra bem e coloque o nhoque em um refratário, reserve.
MOLHO
6. Pique a cebola, bem miudinha e, em uma panela, frite com azeite. Acrescente a carne e os tabletes de caldo de carne.
7. Mexa bem, quando a carne já estiver cozida, acrescente o molho e deixe cozinhar por mais 4 min.
8. Despeje-o sobre o nhoque, salpique queijo por cima e leve ao forno para gratinar, sirva quente e bom apetite!
Drink Bloody Mary:
Este clássico drink avermelhado foi criado nos anos 1920, por Fernand Petiot, a pedido de companheiros americanos, que queriam uma bebida cuja aparência e o cheiro escondessem o teor alcoólico do drink, pois eles queriam levar a bebida para os Estados Unidos, que na época passava pela fase da Lei Seca.
Inicialmente, o nome dessa bebida era Bucket of Blood (Balde de Sangue), porém, na década de 1930, ele recebeu o nome atual, que faz referência à rainha inglesa Mary I, que ficou conhecida como Mary, a Sanguinária (Bloody Mary) pois ela perseguiu protestantes na época da restauração católica, no século XVI.

INGREDIENTES
1 dose de vodka
1 talo de salsão
caldo de 1 limão
1 colher (chá) de molho inglês
coentro em grão moído na hora
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
4 cubos de gelo
suco de tomate gelado para completar
MODO DE PREPARO
1. Lave e seque bem o talo do salsão e, com um descascador de legumes, retire as fibras do caule. Passe pelo ralador cerca de 5 cm do talo e reserve o líquido e o purê.
2. Num copo alto junte o caldo do limão, o sal, o molho inglês, o salsão ralado e uma pitada de pimenta-do-reino moída na hora.
3. Coloque quatro cubos de gelo, junte a vodka e complete com suco de tomate gelado.
4. Com uma colher bailarina, puxe os temperos do fundo para que eles se misturem ao suco e à vodca. Salpique o coentro em grão moído na hora e enfeite com o restante do talo de salsão. Sirva a seguir
Baked Alaska:
Esta sobremesa americana foi criada em 1867, no estado de Nova York, em comemoração à compra do estado do Alasca pelos Estados Unidos, porém só foi se popularizar em 1960, quando se espalhou pelo mundo. A receita consiste em uma combinação de merengue com sorvete, em uma preparação específica que deve ser muito cuidadosa.

INGREDIENTES
3 ovos grandes
1/2 xícara de óleo
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 xícaras de açúcar
250 ml de leite
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1 pote de sorvete napolitano (ou outro sabor de sua escolha)
COBERTURA
4 claras de ovos
1 1/2 xícara de açúcar
1/2 caixa de morangos
UTENSÍLIOS
1 forma média e redonda
1 pote fundo e redondo com o mesmo diâmetro da forma
1 maçarico
papel plástico
MODO DE PREPARO
1. Em um pote fundo e redondo, forre com papel-filme. Preaqueça o forno a 180º C por 15 minutos.
2. Com auxílio de uma batedeira, misture os 3 ovos e o óleo até ficarem homogêneos. Acrescente o açúcar e a baunilha sem parar de bater.
3. Adicione a farinha de trigo peneirada à massa. Misture bem. Acrescente o leite, misturando até ter um creme homogêneo. Adicione o fermento e misture delicadamente.
4. Coloque em uma forma média untada e enfarinhada e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos. Após pronto, retire do forno e aguarde esfriar.
5. Esfarele o bolo e coloque-o no pote redondo forrado pelo filme-plástico. Pressione bem o bolo pelas laterais do pote, formando uma base de bolo. Coloque o sorvete no pote com o bolo, preenchendo-o todo.
6. Coloque mais bolo esfarelado sobre o sorvete, pressionando para formar a base. Reserve na geladeira.
7. Para a cobertura, bata as 4 claras com o açúcar até ficarem em ponto de merengue (com picos ao levantar a batedeira). Corte os morangos em fatias finas e coloque na plataforma que o bolo será servido.
8. Desenforme o bolo sobre os morangos fatiados, retirando o papel plástico. Espalhe o merengue por cima do bolo redondo, envolvendo-o todo. Com o maçarico, queime o merengue, deixando-o com uma casquinha crocante.
9. Sirva gelado e aproveite!

Escrito por Thayna Vaz
Estudante e estagiária. Adora ler tudo o que vê pela frente, um dos seus dons é dizer nomes de perfume apenas pelas fragrâncias. Acredita veementemente na magia das palavras.



Comentários