top of page

Um pedacinho da Grécia no interior

  • Foto do escritor: Especiarias Revista
    Especiarias Revista
  • 13 de nov. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 18 de nov. de 2021

Restaurante grego em Sorocaba, arrisca na adaptação dos sabores para o paladar brasileiro

ree

Mural da Grécia para melhorar a experiência dos clientes

Foto/reprodução: Kos Greek Bar


Considerada o berço da civilização, a Grécia não possui esse título à toa. As grandes influências concentradas em um só país são únicas, e vão muito além das famosas e paradisíacas ilhas de Mykonos ou da tradicional arquitetura de Santorini, com suas casinhas azuis e brancas.


A Grécia é um país lindo com uma cultura riquíssima e, com certeza, com a gastronomia não seria diferente. A gastronomia grega é conhecida mundialmente por ser vasta e saborosa, pois os gregos adoram comer bem.


Graças ao seu clima e à proximidade do Mediterrâneo, os ingredientes produzidos na Grécia são riquíssimos, com sabores únicos que dão água na boca. E esse sabor já vem colecionando fãs ao redor do mundo, especialmente no Brasil. Mas, ao mesmo tempo que os chefs trazem essa culinária ao país, também têm um obstáculo pela frente: o paladar diferenciado do brasileiro.


ree

O clima do restaurante traz decorações que aproximam os clientes da Grécia

Foto: Caio Kermes


A gastronomia brasileira, assim como a grega, é riquíssima e por se tratar de um país enorme, com dimensões continentais, a variedade cultural se sobrepõe à mesa. A quantidade de ingredientes é tão ampla que é comum ver produtos típicos da região Nordeste, serem completamente desconhecidos no Sul, por exemplo. O mesmo vai se repetindo quando estamos falando do interior paulista, essa variedade também é grande. Cada cidade da região tem seus pratos típicos, com temperos diferentes.


ree

Risotto al mare, prato muito famoso do restaurante.

Foto/reprodução: Kos Greek Bar


O interior possui um vasto catálogo de ingredientes, mas, ao que parece, com um paladar um pouco sensível. Quem falou sobre isso foi a Chef Julia Lelis do Restaurante Kos Fresh Greek localizado em Sorocaba. A chef contou sobre os principais desafios enfrentados para adaptar a típica culinária grega ao gosto do brasileiro.


O Kos, como o restaurante é carinhosamente chamado, inaugurou em 2018 com a proposta de revolucionar a gastronomia da região, misturando com os ingredientes do mediterraneo com uma decoração que faz os clientes terem um gostinho de como é estar na Grécia.


Apesar de ter um grande cardápio de bebidas e doces típicos gregos, como a Baklava Kós e mergulho grego, os queridinhos dos clientes são os frutos do mar, como polvo, lula, camarão e peixes.


ree

Fachada do restaurante Kos Greek Bar.

Foto: Caio Kermes


Frutos do mar e especiarias

Os frutos do mar fazem sucesso entre os gregos, mas eles também não abrem mão das carnes como a de cordeiro, suína, cabras, ovelhas, cabritos, frango e coelhos, explica a chef Julia. "Todos eles são temperados com azeite de oliva, tempero grego, grelhados e levados ao forno por tempo determinado para cada carne” explica a chef.


Além da variedade de carnes, outra característica forte são os temperos, que também precisam ser adaptados ao jeitinho brasileiro e a chef Julia nos contou qual o segredo. “Na Grécia, o consumo de temperos como anis estrelado, ervas de provence, cominho, alecrim, orégano, canela, entre outros é muito grande. Por isso, aqui no restaurante usamos todas essas especiarias que é o nosso ‘tempero grego’, porém preparamos de maneira mais suave para agradar realmente o paladar brasileiro.”, revela.


O polvo


ree

O polvo, um prato grego típico.

Foto/reprodução: Kos Greek Bar


Apesar do paladar “exigente” do brasileiro, tem um prato que faz sucesso por aqui. O polvo. A Grécia é reconhecida por ter o melhor polvo do mundo. A presença abundante do molusco em seu litoral transformou os gregos em mestres dessa arte.


Pode até parecer bem exótico, mas o polvo é um dos pratos que Lélis mais prepara no restaurante e que é um dos pratos favoritos dos clientes. “Em média preparamos mais de 100 kg de polvo por semana”, conta, “temos polvo grelhado, vinagrete de polvo que é super saboroso e refrescante, e o polvo salteado que na minha opinião é o mais saboroso e aromático e bem simples de executar”, explica a chef.


De acordo com Julia, o polvo é um pouco intimidador para quem nunca cozinhou, mas é um prato muito saboroso e relativamente simples. O segredo é cozinhar pouco, sem pressão, e em fogo lento e baixo, grelhar no azeite grego com sal e pimenta para ficar crocante.


Ficou com água na boca né? Para não deixar você só na vontade, nós pedimos para que a Julia nos ensinasse uma receita simples para você preparar e ter um pedacinho da grécia na sua casa. Então, azeite, papel e caneta na mão:



ree

Ilustração: Brenda Ponciano; Imagem do polvo: google imagens.



ree

Escrito por Ana Fragoso

Repórter e social mídia da Revista Especiarias. Adora se envolver com pautas culturais e sociais. Escolheu o jornalismo justamente para dar voz a causas que envolvem esses assuntos.





Comentários


Projeto desenvolvido pelos alunos do 6° semestre de jornalismo, matriculados na disciplina de "Projeto Interdisciplinar: Revista Digital" da Universidade de Sorocaba. 

@Revistaespeciarias - 2021
Sorocaba/SP

bottom of page